Seção - Conceitos

Bom, Sei que ainda não acabei (nem cheguei a metade, tó muiiito longe disso!!rs) de postar sobre o protocolo X.25 e eis eu aqui digitando outra seção!!!

Vou procurar escrever Conceitos que acho importate para quem quiser acompanhar a seção X.25, afinal nem todos os mortais da terra tem conhecimento sobre redes de computadores, protocolos de comunicação e outras coisas mais na área de comunicação de dados.

Vamos começar com coisa leve:

Conceito Básico de Rede de Computadores:

Imagino que pelo menos uma vez você tenha se deparado com a palavra : REDE!!
Pois bem, se formos consultar o Sr. Dicionário o que vamos encontrar:
Acepções


■ substantivo feminino

1 Rubrica: indústria têxtil.

entrelaçado de fios (de linho, algodão, fibras artificiais ou sintéticas), cordões, arames etc., formando uma espécie de tecido de malha aberto, composto em losangos ou em quadrados de diversos tamanhos

qualquer coisa feita com esse tecido.


Mas ainda não é isso, se continuarmos...
2.1 artefato de malhas largas, us. para apanhar peixes, aves, borboletas etc.


Bom, ainda não essa que procuramos, se a gente ler mais um pouquinho vamos acabar encontrando:
16 Rubrica: informática.


sistema constituído pela interligação de dois ou mais computadores e seus periféricos, com o objetivo de comunicação, compartilhamento e intercâmbio de dados

17 Rubrica: internet. Uso: sentido absoluto.

m.q. internet

Aí acabamos de achar o que queriamos (trechos retirado de http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=rede&stype=k - Dicionário Houaiss)
Mas aí, para quem não tem muito conhecimento, vai continuar sem saber bem o que é!!!
 
Podemos dizer o seguinte no mundo da infomática: O conceito de rede só existe se e somente se existirem 2 máquinas conectadas uma na outra, no mínimo. E é lógico que essas "máquinas" vão poder compartilhar recursos...Como?? Que recursos?? O quê São recursos?? O quê é Compartilhar ?? O quê eu tó fazendo aqui ?? Da onde eu venho para onde eu vou ???
 
Nota: Se alguém atingiu esse estágio, melhor ir para outro lugar e procurar fazer outras coisas, assistir TV, ler um livro do Maquiavel ou do Descartes.
 

Não vou me preocupar agora em dizer como isso é feito, e tomei o cuidado de dizer "2 máquinas" para não fazer confusão, pois alguém pode pensar: 2 computadores, e Lap Tops ?? E NoteBooks?? E PALM?? ...
Qualquer tipo de máquina que tenha a arquitetura de um computador, pelo menos, pode usar esse conceito.
 
Agora, um computador tem que estar conectado a mais outro, pelo menos, para se ter esse conceito, como??? Aí teremos que explicar outros conceitos!!! Vamos devagar !!! Bem devagarzinho...
Vamos procurar fazer como nosso amigo JACK...dividir as coisas em partes...bem pequenas...(o Velho JACK...queimando em algum calderão lá em baixo!! Cruzes!!).
 
Vou parar por aqui também, em outro momento vou explicar sobre CONEXÕES!!! Falar sobre esse assunto e falar sobre algo muiiiito extenso (e chato, reconheço isso, trabalho na área anos!!)
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas