Conceitos (III)

BITS & BYTES




Na última postagem que fiz apresentei aos nobres leitores um pouco sobre o Sistema de Numeração e introduzi (no bom sentido é lógico!!rs) o conceito de Sistema de Base 2, ou Sistema Binário.

Bom, por que isso??

Agora vamos falar sobre a menor unidade de informação que se tem no mundo da informática, eis aqui o “Bit”.

O bit nada mais é do que a menor unidade de informação utilizada na ciência da computação. Segundo o Wikipédia:



“Bit (simplificação para dígito binário, “BInary digiT” em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso, sendo a base da matemática binária, descrita inicialmente por George Boole, e por este motivo é chamada de Álgebra Booleana”[1]

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Bit

Segundo também a INFO WESTER:

"Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de Bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte." [2]

[2] http://www.infowester.com/bit.php

E ainda:

[Ing. Acrôn.Bi(nary) (Digi)t] (Dígito binário). Unidade mínima de informação possível de ser interpretada e armazenada pelo computador. Um bit pode assumir, apenas, um de dois valores: 1(um) ou 0(zero). – Segundo DicWeb – Dicionário de informática [3]

[3] http://www.dicweb.com/bb.htm

Toda essa informação é para que não restem dúvidas sobre o que seja um bit, pois vamos falar muiiiiiito sobre ele no decorrer deste pequeno artigo sobre o protocolo X.25.

Vamos lá, o bit ou como já descrito acima (Dígito binário) é a menor unidade que se pode ter para armazenar ou transmitir no mundo digital, O bit pode assumir dois estados que podem ser descritos assim:


Apagado = 0 ou Acesso = 1;


Chave desligada = 0 ou Chave ligada = 1;


Ou simplesmente 0 ou 1

Mais para que tudo isso?? Simples, no mundo digital não podemos armazenar ou manipular as informações da maneira que a tratamos no mundo real (onde nos vivemos). Não podemos, por exemplo, pegar um texto escrito numa carta e manipularmos da mesma maneira dentro do mundo digital.

Ora, alguém pode dizer: “Mais quando eu uso meu editor de texto no meu computador posso manipular com mais facilidade ainda do que escrito no papel !!”

Sim, mais isso a vista do usuário, dentro das máquinas, dentro do seu computador as coisas não acontecem assim, tão simples!!

A *maioria dos computadores só reconhece o código binário, ou seja, “0” (zeros) e “1” (uns) e tudo o que acontece em seu interior é a base de sinais, pulsos elétricos que são interpretados por zeros e uns (sistema binário, lembra dele Nê??). Não vamos aqui nos aprofundar nesse assunto, pois arquitetura de computadores é um assunto muiiito mais extenso e complexo do que o artigo que propus (sobre X.25).

Vamos avançar um pouco com os seguintes conceitos:

Byte - [Ing. Acrôn. B(inar)y te(rm)] (Termo Binário). 1 Conjunto de oito bits. Cada byte corresponde a um caracter gráfico (letra, número, sinal de pontuação, acentuação, etc.). 2. Unidade de quantidade de informações usado na especificação da capacidade de memória de computadores, tamanho de arquivos, etc, geralmente na forma seus múltiplos: kilobyte, megabyte e gigabyte. - Segundo DicWeb – Dicionário de informática [4].

[4] http://www.dicweb.com/bb.htm

* Nota: Quando disse a "Maioria" é no sentido que pode existir computadores com arquitetura diferente, se bem que eu jamais ouvi falar que exista outra tipo de arquitetura.

Com esses conceitos podemos partir para o PACOTE...em outra postagem!!!rs

Comentários

Postagens mais visitadas